quinta-feira, 14 de julho de 2011

Wär
Wärtsilä-Sulzer RTA96-C - O Maior Motor do Mundo

O Wärtsilä-Sulzer RTA-96-C é o maior motor a combustão do mundo, ele equipa o Emma Maersk (falaremos dele depois), que por acaso, é o maior navio cargueiro do mundo.

O Wärtsilä-Sulzer RTA96-C é um motor turbo diesel de dois tempos de baixa rotação e de fabricação finlandesa. Projetado para equipar grandes navios de transporte de contêineres, e petroleiros.

Ele pesa mais de 2300 toneladas, tem 14 cilindros em linha e gera uma potência de quase 110.000CV à uma rotação máxima de 102RPM. Seu tamanho é descomunal, 13,5 M de altura por 27,3 M de comprimento, cinco andares de altura. Só para se ter uma idéia cada um dos pistões tem quase um metro de diâmetro.

Más também são produzidos em versões de 10 e 12 cilindros. A razão pela qual um motor tão grande é necessário é que navios de grande porte preferem ter um único motor para impulsioná-los.

E é claro um motor tão grande não deve ser lá dos mais econômicos, ele consome em média cerca de 1600 litros de diesel por hora.

Foi posto em serviço em setembro de 2006, a bordo do Emma Maersk.


Dados Técnicos (a partir de 2008)

Configuração do Motor: Turbocharged dois tempos motor a diesel em linha, 14 cilindros.
Cilindro: 960 milímetros
Curso do Pistão: 2500 milímetros
Deslocamento do Motor: 1.820 litros por cilindro (Cilindrada total 25.480cc).
Rotação do Motor: 92-102 RPM
Torque: 7.603.850 Nm (5608310 ft-lbf) a 102 RPM
Pressão Efetiva Média: 1,96 MPa (19,6 Bar) em carga total, 1,37 MPa (13,7 Bar) em máxima eficiência (85% de carga)
Velocidade Média do Pistão: 8,5 metros por segundo
Consumo Específico de Combustível:
171 g / (kW · h) (126 g / cv (· h), cerca de 3,80 litros por segundo.) Em Plena carga;
163 g / (kW · h) (120 g / cv (· h), cerca de 3,62 litros por segundo.) Em máxima eficiência.
Potência: cerca de 7800 HP por cilindro, 109 200 Hp total.
Densidade de Potência: 29,6-34,8 kW por tonelada, 2300 toneladas para a versão de 14 cilindros.
Quantidade de combustível injetada em um único ciclo de pistão único: 160 g (cerca de 6,5 oz) em plena carga.
Peso do Virabrequim: 300 toneladas.
Atualmente existem 25 motores em serviço.














Nenhum comentário:

Postar um comentário