terça-feira, 19 de julho de 2011

Emma Maersk - O Maior Navio do Mundo

Emma Maersk (Emma Mærsk)

Anteriormente falamos do Wärtsilä-Sulzer RTA96-C, o maior motor a combustão do mundo, agora iremos falar sobre o que ele impulsiona, é claro, o maio navio do mundo, o Emma Maersk.

O Emma Maersk é um navio porta-conteiners Dinamarquês. É a maior embarcação do mundo desde janeiro de 2010, quando superpetroleiro Knock Nevis, (que tinha 458 metros de comprimento) foi vendido como sucata para uma empresa de desmontagem de navios na Índia.

Ele tem 397 metros de comprimento e 63 metros de largura, oficialmente pode transportar cerca de 11 mil conteiners de 20 pés (estimas-se, por não ter seus dados revelados, que pode acomodar até 15 mil conteiners de 20 pés). Em maio de 2010 bateu o recorde ao transportar 15.011 conteiners. (1400 conteiners a mais do que qualquer outro navio no mundo poderia transportar). Somente sua âncora pesa 29 toneladas.

O Emma Maersk é de bandeira dinamarquesa, está em atividade desde setembro de 2006 atuando na rota da Ásia à Europa.

Para reduzir o acumulo de “cracas” no casco, ao invés de biocidas, utiliza uma pintura especial de silicone em todo seu casco, o que reduz a resistência da água e com isso economiza de cerca de 1,2 milhão de litros de combustível por ano. Possui 11 gruas para o auxilio de carregamento e descarregamento.

O que chama a atenção também e o alto investimento em automação, o que faz possível sua tripulação limitar-se a 13 pessoas, embora possa acomodar até 30 pessoas.

È tão grande que seu diâmetro de viragem a 24 nós (44 km / h) é de 1,5 km. O motor é colocado perto de meia nau para fazer o melhor uso da rigidez do casco e para maximizar a capacidade.

Emma Maersk e navios semelhantes têm sido criticados pela sua queima de combustível de bancas, que tem um alto teor de enxofre. O teor de enxofre do combustível é de 2,5% a 4,5% que é mais de 2.000 vezes mais do que o permitido em combustíveis automotivos atualmente. O Emma Maersk, se comparado com um avião cargueiro de grande porte, consome cerca de 120 vezes menos combustível por tonelada de carga, ou seja, 6.700 litros de combustível por hora. Em termos energéticos o consumo é de 1 KWh/tonelada ao longo de um percurso de 66 km.

Os gases quentes do escape são recuperados numa máquina de co-geração que produz eletricidade equivalente a 12% da potência do motor. Para o efeito, os referidos gases acionam uma máquina a vapor ligada a um gerador elétrico. A eletricidade serve para alimentar o navio e as máquinas frigoríficas de até mil conteiners frigoríficos para o transporte de alimentos perecíveis. Além do motor principal conta também com quatro motores Caterpillar 8M32 de 10.000 CV cada.
Esse navio sofreu um incêndio em Junho de 2006, ainda durante sua construção, que lhe destruiu parte da superestrutura e parte da casa de máquinas, onde o fogo se iniciou, provocado por uma atmosfera instável durante soldagens, sendo que, apesar de tudo, as máquinas não foram danificadas. O incêndio atrasou em 6 semanas a finalização da construção.





Algumas características do navio:

Comprimento: 397 m
Largura: 63 m
Calado: 16 m (carregado)
Deslocamento Bruto: 123.200 toneladas
Propulsão: Um motor diesel de 14 cilindros em linha, produzindo 110.000 BHP, eixo e hélice únicos.
Hélice: única de seis pás, 9,3 m de diâmetro e 100 toneladas.
Velocidade de Serviço: 31 mph (aprox. 50 Km/h).
Custo Estimado: US$ 150 milhões.
Tripulantes: 13.
Rotas de Operação: Asia/Europa com um ciclo de 63 dias entra a ida e a volta, visitando, entre outros, portos na China, Japão, Inglaterra, Suécia e Holanda.
Sociedade Classificadora (seguradora): Lloyds Register.












Um comentário:

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