quarta-feira, 13 de julho de 2011

Antonov AN-225


Antonov AN-225, o maior avião de carga do mundo, só para se ter uma idéia, seu trem de pouso tem nada mais nada menos que 32 rodas, para suportar o peso. É impulsionado por 6 motores Turbofan  Progress Iychenko D-18T, que geram (cada um) 23400kg de empuxo.

Sua envergadura (de uma ponta a outra das asas) é de 88,4 m, tem 18,1 m de altura, e 84 m de comprimento. Ele é 11 metros maior que o Airbus A-380, que é o maior avião de passageiros do mundo. O Airbus A-380 pode levar até 845 passageiros, já o Antonov Na-255 poderia levar até 1500 passageiros (claro se não fosse um avião de carga).

Só existe um em operação no mundo, duas aeronaves foram encomendadas, mas apenas um AN-225 (Matrícula: UR-82060) ainda permanece em serviço. O segundo AN-225 nunca chegou a ser terminado.

Foi construído pela Antonov Design Bureau, na Ucrânia, União Soviética. O AN-225 é a maior aeronave de asa fixa do mundo. Foi projetado para transportar a nave espacial Buran, foi projetado para substituir o AN-124 Ruslan.Mriya.

O AN-225 está disponível comercialmente para transportar grandes cargas, devido ao tamanho único de seu compartimento de carga.

Pode transportar até 250 toneladas de carga.

Más além do seu imenso compartimento de carga o NA-225 pode transportar cargas literalmente nas costas, ou seja, preso a parte superior da sua fuselagem. Sendo utilizado dessa forma sua capacidade de carga diminui um pouco, para um pouco menus de 200 toneladas, más a vantagem é que pode levar cargas maiores (de até 70 m). É necessário, apenas, que essa carga tenha um mínimo de aerodinâmica.

Voou pela primeira vez no dia 21 de Dezembro de 1988. 

A aeronave estava em uma demonstração estática no Paris Air Show em 1989 e voou durante os dias liberados ao público no Farnborough Air Show, em 1990.

O segundo AN-225 foi construído parcialmente durante o final da década dos anos 80 para o uso do Programa Espacial Soviético. O desenho do segundo AN-225 incluía uma porta de carga traseira e uma cauda redesenhada com um único estabilizador vertical, desta forma, sendo mais efetivo para o transporte cargueiro. Após o colapso da União Soviética em 1990 e o cancelamento do Programa Espacial do Buran.


No ano de 2000, se tornou aparente a necessidade da capacidade do AN-225, e foi decidido em Setembro de 2006, completar a construção do segundo AN-225. Esta segunda aeronave tinha encomenda prevista por volta de 2008, mas foi adiado. Em agosto de 2009, a aeronave não havia sido completada e o trabalho foi abandonado.




Alguns recordes:
Em setembro de 2001, ele voou transportando uma carga de 253,86 toneladas a uma altitude máxima de dois quilômetros e a uma velocidade média de 763,2 km/h. À distância percorrida foi de mil quilômetros, aproximadamente.

Ele é o maior avião em operação, atualmente.

O Hughes H-4 Hercules (Spruce Goose) foi o único avião a ter um envergadura maior que o NA-225, 97,5 metros. Más ele é um projeto de 1942 que era mais curto, mais leve, voou apenas uma vez, em seu vôo inaugural, e não passou dos 30 metros de autitude.


O Antonov no Brasil
Em 14 de fevereiro de 2010, o AN-225 pousou no Aeroporto Internacional de São Paulo, Cumbica às 10:00 LT a serviço da Petrobrás, transportando três gigantescas válvulas para a Refinaria de Paulínia REPLAN.




Especificações:

Tipo de aeronave: Cargueiro
Propulsão: Seis turbinas ZMKB Progress Lotarev D-18T (com 23,400 kg de propulsão cada)
Peso máximo de carga permitido para conseguir decolar: 600 t.
Peso máximo de carga útil (interna ou externa): 250 - 275 t.
Envergadura de asa: 88,4 m
Comprimento: 84 m
Velocidade: 865 km/h
Altura: 18,1 m (excluindo o trem de pouso)
Dimensões de carga: 45,35 m de comprimento; 6,4 m de largura; 4,4 m de altura.
Autonomia de vôo com carga máxima: 4.500 km
Autonomia de vôo com tanques de combustível cheios: 15.400 km
Tripulação: Sete pessoas.
Zona de carga caberia o equivalente a: 1.500 pessoas.


Comparação entre os maiores aviões do mundo.


















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