O “PÁSSARO NEGRO“
Ao contrário do que muita gente pensa, o SR-71 não nenhum tipo de armamento, ele é um avião de espionagem.
Projetado e construído pela equipe liderada por Clearence L."Kelly" Johnson, o famoso projetista da Lockheed que criou o P-38, o F-104 Starfighter e o U-2, entre 1959- 1961, pela empresa Lockheed, foi todo financiado pela USAF e pela CIA. Johnson começou a desenvolver uma aeronave que voaria 4800 metros mais alto e cinco vezes mais rápido que o U-2, e que mesmo assim ainda seria capaz de fotografar a placa do seu carro.
Contudo, voar a 3200 km/h geraria um calor intenso na fuselagem da aeronave. Então os engenheiros da Lockheed usaram uma liga de titânio para construir o SR-71, criando ferramentas especiais e desenvolvendo novos procedimentos de manufatura para construir à mão quase 40 aviões. Também foi preciso desenvolver um combustível resistente a altas temperaturas, assim como óleos e fluidos hidráulicos que funcionariam a uma altitude de mais de 25 mil metros. É quase todo construído em ligas especiais de titânio (cerca de 90%). Imagine isto nas décadas de 50-60 quando o titânio era absurdamente caro e difícil de ser trabalhado.
O Combustível é o JP-7 de baixa volatilidade, leva 45.000 litros. O combustível entra no motor a uma temperatura de 316ºC e a uma pressão de 130 Lb/Pol2.
O avião é um monoplano (uma asa), birreator (dois motores a jato), biplace em tandem (dois lugares, um na frente do outro). O piloto vai à frente e o navegador atrás.
Os motores são dois Pratt & Whitney J58 (JT-11 D - 20 B), que dão (cada um) uma potência, ao nível do mar com after-burner (pós-combustor), de 32.500 Lbou 14.140 Kg de empuxo.
Pneus: São de borracha especial, cheio com nitrogênio (gás inerte) e impregnado com pó de alumínio. Quando recolhido, o trem de pouso fica alojado em um compartimento cercado de combustível que funciona como isolante térmico.
Pára-brisa: Em ângulo agudo (isto é, em "V"), é a prova de pássaros, construído como um sanduíche de plásticos e vidros especiais. Quando o avião está na sua velocidade máxima o vértice do pára-brisa fica a 340º C por causa do atrito com o ar.
Sistema de navegação: Funciona com um sistema astro inercial que navega pelas estrelas, é totalmente independente da terra.
Revestimento: O avião é todo corrugado a baixa temperatura, com fendas em vários lugares. Quando ele acelera e esquenta (pelo atrito com o ar) o metal se dilata, fechando as fendas e selando os buracos e alisando o avião. O SR-71 é conhecido por vazar quando está no chão, ele literalmente vaza combustível pelas fendas. Sua pintura preto-azulada, especial para a dissipação de calor e para diminuir o sinal de radar (inimigo). Na velocidade máxima por causa do atrito com o ar, ela 'fica preta, na velocidade de cruzeiro ela fica azuI.
O óleo do sistema hidráulico é sólido a temperatura ambiente. É aquecido para se liquefazer e colocado no avião que vai cumprir uma missão.
Pesa (carregado) 80 Toneladas.
Tem quatro compartimentos para equipamentos de espionagem (câmaras, radares, etc... )
Consegue fotografar toda a Itália em 1 hora e 30 minutos, pegando até uma bola de golfe em suas câmeras.
Decola a 740 Km/h, sobe a 834 Km/h e pousa a 300 Km/h.
A temperatura no nariz chega a 650ºC por causa do atrito com o ar (todo avião fica aquecido com temperaturas variando entre 260ºC e 650ºC).
Ele voa no limiar do espaço, onde o céu não é mais azul e sim negro como a noite. Os pilotos voam com roupa de astronauta, pois a cabine não é pressurizada nem tem ar refrigerado.
A temperatura interior é de 90ºC.
O piloto e co-piloto dispõem de assentos ejetáveis. Nenhum Blackbird foi abatido até hoje. Ele voa tão alto e tão rápido que a sua interceptação é quase impossível, (um F-15 sobe no máximo até 20.000 metros para se ter um parâmetro).
Por vários motivos, o SR-71 foi desativado. Entre eles, fatores políticos, custo operacional e o advento dos satélites. Apenas 3 são mantidos ativados pela NASA para estudos. Esse avião voava tão alto e tão rápido que, perseguido por um míssil terra-ar, a manobra de evasão clássica era simplesmente acelerar.
Quando ele decola as janelas vibram e a terra treme e atrás dos motores, nos escapes, vai uma cauda de fogo azul de 25 metros.
Em um dos seus últimos vôos fora dos EUA, um SR-71 foi exibido em feira aérea em Paris, e no retorno aos EUA, bateu novo recorde de velocidade. Devido ao fuso horário, o avião chegou aos EUA aproximadamente 4 horas antes do horário em que decolou de Paris.
Em seu vôo final, o Blackbird voou para o Smithsonian National Air and Space Museum, viajando de Los Angeles a Washington em 64 minutos, com uma média de 3432 km/h e estabelecendo quatro recordes de velocidade. Ele serviu a seis presidentes americanos durante um quarto de século. Semanalmente o SR-71 vigiava cada submarino nuclear soviético, cada lançador móvel e todos os movimentos de tropas.
Descrição:
Fabricante: Lockheed Martin
Entrada em serviço: Janeiro de 1966
Missão: Reconhecimento/Vigilância
Tripulação: 2, um piloto e um operador de sistemas
Dimensões:
Comprimento: 32,74 m
Envergadura: 16,94 m
Altura: 5,64 m
Área (asas): 167,2 m²
Peso Tara: 27.000 kg
Peso Total: 66.000 kg
Peso Bruto Máximo: 77.000 kg
Propulsão:
Motores: 2× Pratt & Whitney J58-1 T11D-20B de 144 kN
Força (por motor): 34000 libras
Performance:
Velocidade máxima: 3.700 km/h (Mach: 3,5)
Alcance: 5.800 km
Teto máximo: 26.000 m
Armamento Mísseis/Bombas: não tem
Para os amantes da tecnologia da aviação.
ResponderExcluirfantástico
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