quinta-feira, 14 de abril de 2011

SR-71 BLACKBIRD


O “PÁSSARO NEGRO“
Ao contrário do que muita gente pensa, o SR-71 não nenhum tipo de armamento, ele é um avião de espionagem.
Projetado e construído pela equipe liderada por Clearence L."Kelly" Johnson, o famoso projetista da Lockheed que criou o P-38, o F-104 Starfighter e o U-2, entre 1959- 1961, pela empresa Lockheed, foi todo financiado pela USAF e pela CIA. Johnson começou a desenvolver uma aeronave que voaria 4800 metros mais alto e cinco vezes mais rápido que o U-2, e que mesmo assim ainda seria capaz de fotografar a placa do seu carro.
Contudo, voar a 3200 km/h geraria um calor intenso na fuselagem da aeronave. Então os engenheiros da Lockheed usaram uma liga de titânio para construir o SR-71, criando ferramentas especiais e desenvolvendo novos procedimentos de manufatura para construir à mão quase 40 aviões. Também foi preciso desenvolver um combustível resistente a altas temperaturas, assim como óleos e fluidos hidráulicos que funcionariam a uma altitude de mais de 25 mil metros. É quase todo construído em ligas especiais de titânio (cerca de 90%). Imagine isto nas décadas de 50-60 quando o titânio era absurdamente caro e difícil de ser trabalhado.
O Combustível é o JP-7 de baixa volatilidade, leva 45.000 litros. O combustível entra no motor a uma temperatura de 316ºC e a uma pressão de 130 Lb/Pol2.
O avião é um monoplano (uma asa), birreator (dois motores a jato), biplace em tandem (dois lugares, um na frente do outro). O piloto vai à frente e o navegador atrás.
Os motores são dois Pratt & Whitney J­58 (JT-11 D - 20 B), que dão (cada um) uma potência, ao nível do mar com af­ter-burner (pós-combustor), de 32.500 Lbou 14.140 Kg de empuxo.
Pneus: São de borracha especial, cheio com nitrogênio (gás inerte) e impregnado com pó de alumínio. Quando recolhido, o trem de pouso fica alojado em um compartimento cercado de combustível que funciona como isolante térmico.
Pára-brisa: Em ângulo agudo (isto é, em "V"), é a prova de pássaros, construído como um sanduíche de plásticos e vidros especiais. Quando o avião está na sua velocidade máxima o vértice do pára-brisa fica a 340º C por causa do atrito com o ar.
Sistema de navegação: Funciona com um sistema astro inercial que navega pelas estrelas, é totalmente independente da terra.
Revestimento: O avião é todo corrugado a baixa temperatura, com fendas em vários lugares. Quando ele acelera e esquenta (pelo atrito com o ar) o metal se dilata, fechando as fendas e selando os buracos e alisando o avião. O SR-71 é conhecido por vazar quando está no chão, ele literalmente vaza combustível pelas fendas. Sua pintura preto-azulada, especial para a dissipação de calor e para diminuir o sinal de radar (inimigo). Na velocidade máxima por causa do atrito com o ar, ela 'fica preta, na velocidade de cruzeiro ela fica azuI.
O óleo do sistema hidráulico é sólido a temperatura ambiente. É aquecido para se liquefazer e colocado no avião que vai cumprir uma missão.
Pesa (carregado) 80 Toneladas.
Tem quatro compartimentos para equipamentos de espionagem (câmaras, radares, etc... )
Consegue fotografar toda a Itália em 1 hora e 30 minutos, pegando até uma bola de golfe em suas câmeras.
Decola a 740 Km/h, sobe a 834 Km/h e pousa a 300 Km/h.
A temperatura no nariz chega a 650ºC por causa do atrito com o ar (todo avião fica aquecido com temperaturas variando entre 260ºC e 650ºC).
Ele voa no limiar do espaço, onde o céu não é mais azul e sim negro como a noite. Os pilotos voam com roupa de astronauta, pois a cabine não é pressurizada nem tem ar refrigerado.
A temperatura interior é de 90ºC.
O piloto e co-piloto dispõem de assentos ejetáveis. Nenhum Blackbird foi abatido até hoje. Ele voa tão alto e tão rápido que a sua interceptação é quase impossível, (um F-15 sobe no máximo até 20.000 metros para se ter um parâmetro).
Por vários motivos, o SR-71 foi desativado. Entre eles, fatores políticos, custo operacional e o advento dos satélites. Apenas 3 são mantidos ativados pela NASA para estudos. Esse avião voava tão alto e tão rápido que, perseguido por um míssil terra-ar, a manobra de evasão clássica era simplesmente acelerar.
Quando ele decola as janelas vibram e a terra treme e atrás dos motores, nos escapes, vai uma cauda de fogo azul de 25 metros.
Em um dos seus últimos vôos fora dos EUA, um SR-71 foi exibido em feira aérea em Paris, e no retorno aos EUA, bateu novo recorde de velocidade. Devido ao fuso horário, o avião chegou aos EUA aproximadamente 4 horas antes do horário em que decolou de Paris.
Em seu vôo final, o Blackbird voou para o Smithsonian National Air and Space Museum, viajando de Los Angeles a Washington em 64 minutos, com uma média de 3432 km/h e estabelecendo quatro recordes de velocidade. Ele serviu a seis presidentes americanos durante um quarto de século. Semanalmente o SR-71 vigiava cada submarino nuclear soviético, cada lançador móvel e todos os movimentos de tropas.


Descrição:
Fabricante: Lockheed Martin
Entrada em serviço: Janeiro de 1966
Missão: Reconhecimento/Vigilância
Tripulação: 2, um piloto e um operador de sistemas
Dimensões:
Comprimento: 32,74 m
Envergadura: 16,94 m
Altura: 5,64 m
Área (asas): 167,2 m²
Peso Tara: 27.000 kg
Peso Total: 66.000 kg
Peso Bruto Máximo: 77.000 kg
Propulsão:
Motores: 2× Pratt & Whitney J58-1 T11D-20B de 144 kN
Força (por motor): 34000 libras
Performance:
Velocidade máxima: 3.700 km/h (Mach: 3,5)
Alcance: 5.800 km
Teto máximo: 26.000 m
Armamento Mísseis/Bombas: não tem








terça-feira, 12 de abril de 2011

Veículos Fora de Estrada


Conheçãm o Trekol

A Trekol é uma empresa russa que já existe há mais de 20 anos, ela fabrica entre outros veículos para “todo terreno”, literalmente. Veículos especiais como os Trekol, são o sonho de consumo de caçadores, pescadores,geólogos, cientistas, exploradores e até mesmo para resgates em locais de difícil acesso.
É o tipo de veiculo para quem precisa seguir a bússola, e não a estrada. Ele vence qualquer obstáculo, seja neve, barro, pântanos, rios e o que aparecer em seu caminho.
 
Um dos principais componentes dos Trekol são os pneus sem câmara de baixa pressão, os quais foram projetados, fabricados e patenteados pela empresa. Esses pneus, graças à sua flexibilidade, grande volume e pressão interna ultrabaixa, garantem uma distribuição de pressão uniforme sobre o solo, que permite com que os veículos equipados com eles, tenham fácil o acesso através de neve, pântanos, areias movediças e obstáculos de água. Esses pneus são grandes, más utilizam uma pressão bem baixa, e são bem largos para não aplicarem muito peso ao solo, e assim não afundarem na neve.
Veículos que podem operar em temperaturas de -60 graus até +60 graus.
A trekol conta hoje com seis modelos, que são:

Trekol 39041

Trekol 39292

Trekol 39294

Trekol 39295

Trekol 39445

Trekol 39446







Para mais informações sobre a trekol vizite o site: 
Trecol.ru (em russo): http://www.trecol.ru/

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Liebherr LTM 11200-9.1


O Grupo Liebherr é um complexo de fabricação de equipamentos pesados com sede na Alemanha.
Eles fabricam escavadeiras, gruas, super caminhões, guindastes e guindastes móveis. Vamos falar sobre o mais potente deles.
O LTM 11200-9.1 é o um guindaste móvel sobre pneus telescópico mais potente e com a maior lança telescópica do mundo. A lança com 8 elementos é estendida de forma totalmente automática até o comprimento desejado e travada por pino. Adicionalmente há diversos prolongadores treliçados disponíveis. Consideráveis incrementos na capacidade de carga são possibilitados pelo estaiamento “Y” da lança telescópica. No chassi de 9 eixos está integrada a direção ativa do eixo traseiro, em dependência da velocidade, desenvolvida pela Liebherr. Freios a disco proporcionam maior segurança e economia. Ele pode levantar 1200 toneladas, e sua lança pode alcançar até 126 metros de altura.



-Capacidade máxima de carga no alcance: 1.200 Toneladas num raio de 2,5 m
-Lança telescópica: 18,3 m a 100 m
-Jib treliçado: 6,5 m a 126 m
-Motor do veículo / potência: Liebherr, 8-cilindros-Turbo-Diesel, 500 kW
-Motor do guindaste / potência: Liebherr, 6-cilindros-Turbo-Diesel, 240 kW
-Acionamento/direção: 18 x 8 x 18
-Velocidade de trânsito: 75 km/h
-Peso operacional: 96 Toneladas
-Contrapeso total: 202 Toneladas












Hummer


Ta aí um dos carros dos meus sonhos.
Fala sério, você está em um Hummer, no trânsito e o cara da frente grita “Passa por Cima!”. Deixa pra lá.
O Hummer foi desenvolvido pela AM General, para o Exercito Americano, hoje a marca pertence à GM, que infelizmente o transformou em um SUV para playboys.
Ele foi desenvolvido a partir do HMMWV (High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle, ou simplesmente Hum-Vee).
Ele ficou mundialmente conhecido na Guerra do Golfo, naquela época ele era levado de helicóptero já com os soldados dentro, e lançado ao chão de uma altura de 6 metros. Ele batia no chão e saia andando como se nada tivesse acontecido.
O primeiro proprietário da versão civil do Hummer foi o governador  Arnold Schwarzenegger.
O Hummer é equipado com um motor Vortec 6.2litros V8 de 195cv, que gera um torque impressionante, 59 mkgf a apenas 1800rpm. Pode chegar aos 134km/h. Sua altura do chão é de 40,6cm, e uma de suas mais interessantes características é a de suas rodas estarem bem próximas da extremidade do carro. Ele tem ângulos de ataque/partida respectivamente 72/37,5 graus, fazendo com que o Hummer vença qualquer obstáculo.






O Hummer H1 tem três variações comuns: a estilo pick-up conversível com o teto de lona, com teto rígido e a versão Wagon. Outras variações menos conhecidas incluem uma estilo pick-up duas porta e a conhecida como “Slantback” (traseira inclinada) quatro portas.

As maiorias dos Hummer são equipadas o CTIS, que controla a pressão dos pneus, pressões mais baixas nos pneus para fora da estrada, pressões mais elevadas em estrada de asfalto.
O hummer não tem disco de freio nas rodas, seus freios são internos. E pode atravessar trechos alagados de até 76cm de altura. Pode subir barrancos de até 30 graus de inclinação, se uma roda patinar, é só pisar de leve no freio para travar a roda que patina enquanto as outras continuam “escalando”. Pesa 3,1 toneladas, e tem 4,86 metros de comprimento e quase 2,2 metros de largura, o que atrapalharia um pouco no transito. Se bem que, se eu tivesse um desse eu não usaria para ir trabalhar. Os poucos que se encontram a venda por aqui, não saem por menos de R$520000.



Especificações:
Motor: V8, dianteiro
Cilindrada (cc)       6500
Alimentação   Turbocompressor
Potência máxima (CV/rpm)   195/3400

Velocidade máxima: 134Km/h
0-100 km/h: 18s

Transmissão: Automática, 4 velocidades com redutoras, 4L80-E
Tração:    Integral permanente

Pneus frente/trás    37x12.5R-17 ; 37x12.5R-17
Sistema CTIS (Central Tire Inflation System), Sistema Runflat

Dimensões:
Comprimento: 4686mm
Largura: 2197mm
Altura: 1955mm
Distância entre eixos: 3302mm
Peso: 3093Kg
Tanque de combustível: 162 litros
Consumo de combustível médio:   4.78 km/l (20.90l / 100km).


Outros motores que o esquipam:

  6,2 L GM Diesel V8 / GM TH400 / 3L80 de 3 velocidades
  6.5 L GM Diesel V8 / GM 4L80-E 4-speed 6,5 L GM Diesel V8 / GM 4L80-E 4-velocidade
  5.7 L Vortec 5700 gasoline V8 TBI/ GM 4L80-E 4-speed 5,7 litros Vortec 5700 V8 a gasolina TCE / GM 4L80-E 4-velocidade
  6.5 L turbo GM Diesel V8 / GM 4L80-E 4-speed 6,5 L turbo GM Diesel V8 / GM 4L80-E 4-velocidade
  6.6 L turbo Duramax LLY V8 turbo Diesel / Allison 1000 5-speed (model year 2006) 6,6 L turbo LLY Duramax V8 turbo Diesel / Allison 1000 de 5 velocidades (modelo 2006)






Mais informações: http://www.hummer.com/

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Carro Mais Veloz do Mundo


Quando se fala em velocidade, ou o "carro mais rápido do mundo" logo se pensa Bugatti Veyron, é óbvio!
É claro, estamos falando de carros, não daqueles foguetes sobre rodas que ultrapassam os 1000Km/h, como o Thrust SSC ou o Bloodhoud. Más isso é assunto pra depois.
E logicamente sem desmerecer o Bugatti Veyron, que chegou aos 415Km/h, o que a propósito, foi fantástico.
Estou me referindo ao esquecido, más até hoje imbatível Oldsmobile Aerotech. Pra muita gente que eu conheço, Oldsmobile é sinônimo de "carro velho", e não os culpo, com esse nome. Voltando ao assunto, o Oldsmobile Aerotech, em 26 de agosto de 1987, chegou aos impressionantes 431Km/h. E isso foi há quase 24 anos atrás.
Ele foi desenvolvido entre 1987 a 1992, como um Carro Conceito.
Ele ganhou quatro vezes a Indy 500, e é dono de mais 47 records de velocidade e resistência.

Fabricante: Oldsmobile Divisão, General Motors, Lansing, Michigan.
Design do corpo: Um passageiro, cupê - corpo em fibra de carbono e aço.
Motor: Quad-4 twin turbo de 900cv, 2.3 litros, 4 cilindros em linha,  central, tração traseira.
Distância entre eixos: 111,3 cm
Comprimento: 192,2 cm
Largura total: 86,0 polegadas
Altura total: 40,0 polegadas
Faixa dianteira: 66,0 polegadas
Faixa traseira: 63,0 polegadas
Peso: 1.600 Libras.
Transmissão: Manual de cinco velocidades.








Se você gosta de automóveis não deixe de conhecer este site (Tá tudo em russo más o site é fantástico) vale a pena. http://www.autowp.ru/